CEMITÉRIO

Jazigo José de Montaury de Aguiar Leitão

(Niterói/RJ, 1858 – Porto Alegre/RS, 1939)

Av. Professor Oscar Pereira 423, Bairro Azenha, Porto Alegre - RS


O Jazigo

O monumento funerário José de Montaury é uma construção simples, porém honrosa. É composto por quatro colunas dóricas estilizadas em granito, que formam a cabeceira do jazigo. Na estela funerária vê-se uma moldura em folhas de louros que adorna a placa com o nome do falecido e seu epitáfio. As folhas de louros, desde a antiguidade, eram usadas como sinal de vitória e de imortalidade, pois suas folhas não murcham. A moldura está de forma a coroar a placa com os dados do falecido, o que se pode inferir como o significado de uma coroa de louros, tais como as usadas na Roma antiga para simbolizar o triunfo e a glória.

Referências

ALVES, José Francisco. A escultura pública de Porto Alegre: obra comemorativa. Porto Alegre: Ponto Arte, 2022.

BAKOS, Margaret M. Eternos Intendentes de Porto Alegre. In: Primeiras Jornadas de História Regional Comparada, 2000, PUCRS. CD: Primeiras Jornadas de História Regional Comparada. Porto Alegre, 2000. Disponível em: <http://cdn.fee.tche.br/jornadas/1/s11a7.pdf>. Acesso em 29 mar. 2024.

CASTRO, Elisiana Trilha. Projeto cultural do Cemitério Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: uma história entre lápides, anjos, cruzes e saudade. Florianópolis:  Arquivo Central do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, 2019.

FRANCO, Sérgio da Costa; ROZANO, Mário (Org.). Dicionário Político do Rio Grande do Sul: 1821-1937. Porto Alegre: Suliani Letra e Vida, 2010.

FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.

KEISTER, Douglas. Stories in the stone: a field guide to cemetery symbolism and iconography. Salt Lake City: Gibbs Smith, 2004.

SORIO, Livia. Cemitérios da província: história e arte cemiterial em Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. do autor, 2009.

SPALDING, Walter. Construtores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Sulina, 1969, v. II.

SPALDING, Walter. Pequena história de Porto Alegre. Porto Alegre: Sulina, 1967.