CEMITÉRIO
Jazigo José Antonio Correa da Câmara (Visconde de Pelotas)
(Porto Alegre/RS, 1824 – Rio de Janeiro/RJ, 1893)

Av. Professor Oscar Pereira 423, Bairro Azenha, Porto Alegre - RS
O Jazigo
A capela funerária do Visconde de Pelotas é toda em granito e sua arquitetura tem influência da antiguidade clássica, lembrando um mini templo greco-romano em linhas modernas. A frente do monumento é em granito polido e o restante da produção em granito apicoado. No monumento vê-se quatro colunas de capitel coríntio, e no trapézio há um relevo em liga metálica com um anjo orante. A identificação da capela e a porta são igualmente em liga metálica, e a porta é decorada com uma cruz tendo as extremidades em volutas. A cruz é toda ornamentada com rosetas. No cemitério há, ainda, mais duas capelas no mesmo estilo arquitetônico. Encimando a construção, está uma cruz.
Referências
BELLOMO, Harry Rodrigues. LEITE, Daniel Teixeira Meirelles. Nobreza e morte no Cemitério da Santa Casa de Porto Alegre. Porto Alegre: Letra & Vida, 2014.
FRANCO, Sérgio da Costa; ROZANO, Mário (Org.). Dicionário Político do Rio Grande do Sul: 1821-1937. Porto Alegre: Suliani Letra e Vida, 2010.
FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.
KOCH, Wilfried. Dicionário dos estilos arquitetônicos. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
MORITZ, Gustavo; AXT, Gunter et al. (Org.). Acontecimentos políticos do Rio Grande do Sul. Partes I e II. Porto Alegre: Procuradoria Geral de Justiça, Projeto Memória, 2005.
PORTO ALEGRE, Aquiles. Homens Ilustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Erus, 1916.
SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.





