CEMITÉRIO

Jazigo Maurício Cardoso

(Soledade/RS, 1888 – Santos/SP, 1938)

Av. Professor Oscar Pereira 423, Bairro Azenha, Porto Alegre - RS


O Jazigo

Monumento funerário em mármore no formato de uma coluna jônica. No fuste da coluna há uma moldura ovalada, adornada com uma fita em laço e uma folha de acanto, onde se lê: “Jazigo perpétuo de Appollinario Porto Alegre”. No plinto que sustenta a coluna se pode ler: “Homenagem de seus amigos e admiradores” em uma moldura de folhas de acanto e volutas. O epitáfio diz respeito à popularidade de Apolinário, que deixou vasta obra literária e participou ativamente do jornalismo, da literatura, da política e do magistério da capital. A coluna aparece como uma forma celebrativa e monumental, indicando uma marca de força e coragem referente aos feitos do falecido em vida. As colunas da ordem coríntia, decoradas com folhas de acanto foram amplamente usadas na arquitetura romana.

Referências

CARR-GOMM, Sarah. Dicionário de símbolos na arte: guia ilustrado da pintura e da escultura ocidentais. São Paulo: EDUSC, 2004.

FRANCO, Sérgio da Costa; ROZANO, Mário (Org.). Dicionário Político do Rio Grande do Sul: 1821-1937. Porto Alegre: Suliani Letra e Vida, 2010.

FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.

STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.