CEMITÉRIO
Jazigo Manuel Marques de Sousa (Conde de Porto Alegre)
(Rio Grande/RS, 1805 – Rio de Janeiro/RJ, 1875)

Av. Professor Oscar Pereira 423, Bairro Azenha, Porto Alegre - RS
O Jazigo
O mausoléu do Conde de Porto Alegre é uma capela produzida em mármore e encimada por uma cruz, com dois acrotérios em cada extremo. Trata-se de um mini templo de influência greco-romana. No trapézio tem o brasão de armas de Manoel Marques de Souza, com as armas das famílias Souza do Prado ou Souza Chichorros, Leitão, Azevedo, Lima e Marques. A capela é envolta por um gradil e em suas laterais há um óculo, pelo qual se pode ver o esquife do militar, onde repousa seu corpo embalsamado. O caixão está coberto pela bandeira do II Reinado, um pano de veludo e uma coroa fúnebre. O mausoléu foi construído em novembro de 1875 e o corpo de Manoel Marques de Souza foi embalsamado no Rio de Janeiro, onde faleceu.
Referências
FRANCO, Sérgio da Costa; ROZANO, Mário (Org.). Dicionário Político do Rio Grande do Sul: 1821-1937. Porto Alegre: Suliani Letra e Vida, 2010.
FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: guia histórico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.
PORTO ALEGRE, Aquiles. Homens Ilustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Erus, 1916.
SILVA, Carmen Lucia Ferreira da. A morte do Conde de Porto Alegre. Resende: Academia de História Militar Terrestre do Brasil/RS. Cadeira Conde de Porto Alegre. S/d.
SILVA, Carmen Lucia Ferreira da. Defesa do Patrono. Resende: Academia de História Militar Terrestre do Brasil/RS. Cadeira Conde de Porto Alegre. S/d.





