CEMITÉRIO

Jazigo Julio Prates de Castilhos

(São Martinho/RS, 1860 – Porto Alegre/RS, 1903)

Av. Professor Oscar Pereira 423, Bairro Azenha, Porto Alegre - RS


O Jazigo

O monumento funerário Julio Prates de Castilhos, obra do artista Décio Villares (1851-1931) é um dos túmulos mais imponentes do cemitério, constituído em mármore e bronze. No topo do monumento tem uma águia (animal atribuído a Zeus, que representa vitória e imortalidade) sobre uma estela com a data de 14 de julho de 1891. A data é da promulgação da Constituição do Rio Grande do Sul. Nas laterais da estela, dois archotes invertidos simbolizam a morte. A águia aparece triunfante sobre a morte, vitoriosa e imortal, tal como a memória do falecido. Abaixo, aos pés da estela, está um medalhão com a efígie de Julio de Castilhos e o epitáfio. Surge de um trono, uma figura feminina. Trata-se de uma alegoria da República em luto, que segura na mão esquerda a bandeira do Brasil. Aos seus pés, lê-se o nome de Julio de Castilhos, encoberto pela bandeira.

Referências

ALVES, José Francisco. A escultura pública de Porto Alegre: obra comemorativa. Porto Alegre: Ponto Arte, 2022.

BELLOMO, Harry Rodrigues. A produção da estatuária funerária em Porto Alegre. In: BELLOMO, Harry Rodrigues (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da cultura. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1994.

CARVALHO, Luiza Fabiana Neitzke de. História e arte funerária dos Cemitérios São José em Porto Alegre. São Leopoldo: Oikos, 2020. 

DOBERSTEIN, Arnoldo Walter. Porto Alegre 1900-1920: estatuária e ideologia. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Ed. da Cidade, Letra & Vida, 2011.

DOBERSTEIN, Arnoldo Walter. Estatuários, catolicismo e gauchismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

FRANCO, Sérgio da Costa; ROZANO, Mário (Org.). Dicionário Político do Rio Grande do Sul: 1821-1937. Porto Alegre: Suliani Letra e Vida, 2010.

KEISTER, Douglas. Stories in the stone: a field guide to cemetery symbolism and iconography. Salt Lake City: Gibbs Smith, 2004.

MORITZ, Gustavo; AXT, Gunter et al. (Org.). Acontecimentos políticos do Rio Grande do Sul. Partes I e II. Porto Alegre: Procuradoria Geral de Justiça, Projeto Memória, 2005.

PORTO ALEGRE, Aquiles. Homens Ilustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Erus, 1916.

SILVEIRA, Tatiane de Carvalho. A escultura funerária no Rio Grande do Sul: política e ideologia (1900-1950). In: BELLOMO, Harry Rodrigues (Org.). Cemitérios do Rio Grande do Sul: arte, sociedade, ideologia. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

SPALDING, Walter. Construtores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Sulina, 1969, v. II.

URBIM, Carlos; PORTO, Lucia; ACHUTTI, Magda. Rio Grande do Sul: um século de história. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999, v. 1.