Apresentação
O CHC surge para colocar à disposição da comunidade seu rico acervo de objetos e documentos arquivísticos preservados pela Santa Casa, em seus mais de 220 anos de história.
São mais de trinta e cinco mil objetos e uma imensa quantidade de documentos fundamentais para a compreensão da história e da cultura regional dos séculos XIX e XX.
Com a inauguração do Centro Histórico-Cultural Santa Casa em 2014, Porto Alegre passou a contar com um espaço cultural voltado à memória, que abriga e disponibiliza o principal acervo privado do estado, que vai além da medicina. Conta a história da cidade e do estado, fomenta e participa da produção artística local e disponibiliza, de forma democrática, seus espaços a uma intensa programação nas mais diversas áreas – música, artes visuais e artes cênicas. O CHC é constituído de equipamentos culturais como arquivo, museu e teatro, sala de aula, salas de múltiplos usos, laboratórios de restauro, de Mídias e de História Oral, loja e um agradável bistrô.
PROJETO ARQUITETÔNICO
O projeto arquitetônico do Centro Histórico-Cultural Santa Casa foi criado pelos arquitetos Ceres Storchi, Laura Hagel e Luiz Antônio Bolcato Custódio também responsável pela exposição permanente “Fragmentos de uma história de todos nós”.
Com 3.740 metros quadrados de área, ele foi construído em espaço que antes abrigava um conjunto de 8 casas geminadas, que tiveram suas fachadas preservadas na face da Av.
Independência. Trazendo o novo para o antigo, a fachada do CHC é voltada para o lado interno da Santa Casa, e constituída por uma grande e arrojada escultura de aço corten, de Nico Rocha.
TEATRO
O Teatro do CHC Santa Casa foi projetado para oferecer a melhor experiência em espetáculos de teatro, dança, música, seminários e outros eventos culturais.
Com capacidade para 278 pessoas, o teatro oferece poltronas confortáveis e acesso facilitado para pessoas com deficiência, garantindo conforto e acessibilidade para todos.
O espaço já se consolidou como um dos mais importantes da cidade, sendo palco de grandes eventos culturais, como o Festival das Artes promovido pelo próprio CHC, Porto Verão Alegre, Porto Alegre em Cena e o Festival Palco Giratório.
MUSEU
Criado antes mesmo do CHC existir, em 1994, o Museu Joaquim Francisco do Livramento conta com um acervo de trinta e cinco mil objetos dos mais diversos setores da Instituição, reunindo peças dos séculos 19 e 20. Entre os objetos destacam-se instrumentos médicos, imagens sacras, móveis, utensílios farmacêuticos, relógios, uniformes, etc.
ARQUIVO
O Arquivo do CHC recolhe, conserva e organiza os documentos provenientes de todas as
unidades da instituição, incluindo o Cemitério da Santa Casa. É guardião de acervos que
relacionam a sua história com a cidade de Porto Alegre e o Rio Grande do Sul. Também
incentiva a produção do conhecimento científico e cultural, e publica pesquisas geradas a
partir de seu acervo.
CONSTRUÍDO POR DOAÇÕES
Construído e equipado integralmente por doações de empresas, instituições e pessoas físicas, o CHC contou em sua construção e segue mantendo sua estrutura e programação através dos benefícios da Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, tornando possível que a Santa Casa não utilize nenhum recurso destinado à saúde.